Disciplinas disponíveis

Esta ação sustenta-se na importância da qualidade das experiências educativas na promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança nos primeiros anos de vida. A creche é um contexto privilegiado, no qual se podem promover oportunidades únicas de desenvolvimento, propiciadas por interações de elevada qualidade - calorosas, sensíveis e estimulantes (Barnett, 2010). 

Os conteúdos da formação baseiam-se: 1) nas evidências da investigação; 2) numa avaliação de necessidades formativas realizada junto das/os profissionais de creche do Município de Guimarães, através do preenchimento de um questionário on-line e, 3) em referenciais nacionais e internacionais informativos quanto aos conhecimentos e competências considerados essenciais no perfil dos profissionais que desenvolvem a sua atividade em creche e jardim de infância (ZeroToThree, 2018; Marques et al., 2024).

Para o cumprimento dos objetivos do curso, a troca de experiências e reflexões entre profissionais assume-se como uma importante mais-valia, que poderá potenciar a implementação de outras atividades formativas, como a criação de uma comunidade de prática focada na especificidade do trabalho em creche.

O curso de formação proposto integra o eixo de Desenvolvimento e Educação do ProChild CoLAB. Este eixo foca-se na importância da creche para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança, reconhecendo que as experiências pedagógicas de elevada qualidade nos primeiros anos de vida contribuem para atenuar o impacto de situações de maior vulnerabilidade e desvantagem social. Os projetos do eixo têm como principal objetivo promover o desenvolvimento e bem-estar de crianças entre os 0 e 3 anos de idade, atuando junto da organização creche, dos profissionais, das famílias e das crianças, através de um modelo de desenvolvimento profissional que integra recomendações internacionais sobre práticas de elevada qualidade e estratégias de promoção do desenvolvimento da criança.

A capacitação das lideranças tem sido cada vez mais apontada como um elemento de eficácia dos programas de intervenção em contextos de educação de infância (e.g., Douglass et al., 2023). O curso de formação pretende reforçar o trabalho das coordenadoras pedagógicas das creches, explorando conteúdos teóricos e estratégias de atuação que se revelam úteis para o exercício das suas funções.

A articulação entre as coordenadoras pedagógicas das creches e a equipa do ProChild CoLAB será essencial para a promoção de mudanças efetivas e duradouras nas práticas pedagógicas, garantindo a progressiva autonomia e capacitação das equipas para um funcionamento de maior qualidade (e.g., Douglass et al., 2023), e que perdure após a conclusão do projeto.


O curso de formação proposto integra o projeto "Desenvolvimento e Educação em Creche", do ProChild CoLAB. Este projeto sustenta-se na importância da creche para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança, reconhecendo que experiências pedagógicas de elevada qualidade nos primeiros anos de vida podem contribuir para atenuar o impacto de situações de maior vulnerabilidade e desvantagem social. O projeto tem como principal objetivo promover o desenvolvimento e bem-estar de crianças entre os 0 e 3 anos de idade, atuando junto da organização creche, profissionais, famílias e crianças através de um modelo de avaliação, intervenção e formação, que integra as recomendações internacionais sobre práticas de qualidade e estratégias de desenvolvimento da criança.

O curso de formação irá apoiar a intervenção realizada pelo ProChild CoLAB junto das creches e seus profissionais (educadoras), garantindo um enquadramento conceptual que apoia o processo de melhoria das práticas pedagógicas e a promoção do desenvolvimento da criança. 

O curso de formação proposto integra o projeto "Desenvolvimento e Educação em Creche", do ProChild CoLAB. Este projeto sustenta-se na importância da creche para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança, reconhecendo que experiências pedagógicas de elevada qualidade nos primeiros anos de vida podem contribuir para atenuar o impacto de situações de maior vulnerabilidade e desvantagem social. O projeto tem como principal objetivo promover o desenvolvimento e bem-estar de crianças entre os 0 e 3 anos de idade, atuando junto da organização creche, profissionais, famílias e crianças através de um modelo de avaliação, intervenção e formação, que integra as recomendações internacionais sobre práticas de qualidade e estratégias de desenvolvimento da criança.

O curso de formação irá apoiar a intervenção realizada pelo ProChild CoLAB junto das creches e seus profissionais (educadoras), garantindo um enquadramento conceptual que apoia o processo de melhoria das práticas pedagógicas e a promoção do desenvolvimento da criança. 

O curso de formação proposto integra o projeto "Desenvolvimento e Educação em Creche", do ProChild CoLAB. Este projeto sustenta-se na importância da creche para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança, reconhecendo que experiências pedagógicas de elevada qualidade nos primeiros anos de vida contribuem para atenuar o impacto de situações de maior vulnerabilidade e desvantagem social. O projeto tem como principal objetivo promover o desenvolvimento e bem-estar de crianças entre os 0 e 3 anos de idade, atuando junto da organização creche, dos profissionais, famílias e crianças, através de um modelo de avaliação, intervenção e formação, que integra recomendações internacionais sobre práticas de qualidade e estratégias de desenvolvimento da criança.

O curso de formação pretende reforçar o trabalho das coordenadoras pedagógicas das creches na concretização dos objetivos do projeto, explorando conteúdos teóricos e estratégias de atuação que se revelam úteis para o exercício das suas funções.

No final do curso, os/as formandos/as devem ser capazes de:

- Identificar dimensões de qualidade em creche a partir da perspetiva da coordenação pedagógica (CP);

- Reconhecer os objetivos e competências da CP, considerando dificuldades, oportunidades e desafios da função;

- Analisar e sistematizar a ação da CP na gestão dos recursos humanos, na mobilização do trabalho de equipa e na implementação de metodologias de supervisão;

- Analisar e sistematizar a ação da CP no trabalho com as famílias;

- Compreender e analisar a ação da CP na gestão de espaços e recursos da creche, bem como na articulação com a comunidade envolvente;

- Analisar e sistematizar a ação da CP na organização da documentação pedagógica e na adoção de procedimentos adequados às necessidades da equipa;

 - Conceber e sugerir ações/estratégias de CP, que contribuam para a promoção da qualidade em creche.


O curso de formação proposto integra o projeto "Desenvolvimento e Educação em Creche", do ProChild CoLAB. Este projeto sustenta-se na importância da creche para a promoção do desenvolvimento e bem-estar da criança, reconhecendo que experiências pedagógicas de elevada qualidade nos primeiros anos de vida podem contribuir para atenuar o impacto de situações de maior vulnerabilidade e desvantagem social. O projeto tem como principal objetivo promover o desenvolvimento e bem-estar de crianças entre os 0 e 3 anos de idade, atuando junto da organização creche, profissionais, famílias e crianças através de um modelo de avaliação, intervenção e formação, que integra as recomendações internacionais sobre práticas de qualidade e estratégias de desenvolvimento da criança.

O curso de formação irá apoiar a intervenção realizada pelo ProChild CoLAB junto das creches e seus profissionais (educadoras), garantindo um enquadramento conceptual que apoia o processo de melhoria das práticas pedagógicas e a promoção do desenvolvimento da criança. 

Bem-vindos/as!

Formadoras: Inês Guedes de Oliveira, Mariana Carvalho, Gabriela Trevisan

Curso de Formação "O Outro lado da Escola", destinado a assistentes operacionais de JI e EB1 de Guimarães.

Bem-vindos/as à edição de 2023 da Implementação do Outro lado da Escola. 

Bem-vindos à implementação do nosso Projeto O Outro lado da Escola (2022). 

Inserido no Projeto "Aprender é de+" pretende envolver as 5 escolas EB 1 de Pevidém para a concretização das intervenções no espaço escolar.

Formadoras: Gabriela Bento, Gabriela Trevisan, Inês Guedes de Oliveira, Mariana Carvalho, Teresa Freire.

O curso de formação proposto tem como finalidade: perspetivar a escola como um local de aprendizagem que não se limita ao ensino e aos conteúdos curriculares, mobilizando estratégias de Educação não formal. Esta surge no seguimento das propostas de intervenção no âmbito do projeto Aprender é de+, do ProChild CoLAB, com um foco particular em intervenções de educação não formal, em contexto comunitário e escolar. O recreio escolar, a importância do espaço exterior para as crianças, as brincadeiras e as intervenções socioespaciais assumem aqui particular relevância. Na continuidade do Projeto "A Escola de Pernas para o ar", desenvolvido na EB1 de Gondar no corrente ano letivo, foi possível identificar necessidades de formação para os professores, professores AEC e psicólogos escolares nas temáticas trabalhadas nesta proposta. Assim, este curso de formação permitirá alcançar os objetivos definidos e desenhar o alargamento do projeto às restantes EB1 de Pevidém para o ano letivo de 2021-22. Trabalhar a escola como algo que não se esgota em conteúdos curriculares nem na imagem da criança-aluno é central para que os adultos que nelas trabalham possam construir uma visão do espaço escolar que contempla a criança no seu todo, nas suas especificidades e culturas próprias, e que a educação não formal consegue mobilizar com estratégias e conteúdos próprios de intervenção. De modo a alcançar esta visão, toda a comunidade educativa é chamada a participar.   


1.     Formação Inicial

 

1.1.Objetivos: Desenvolver conhecimentos e competências enquadradas no MIAF, com vista à  qualificação da equipa de acolhimento familiar da Instituição de Enquadramento e da resposta social

1.2.Conteúdos Programáticos

·       Introdução ao Modelo – ‘O Modelo Integrado de Acolhimento Familiar’ (03h00)

·       Módulo  ‘Captação, formação inicial, avaliação e seleção de candidatos/as a família de acolhimento’ (06h00)

·       Módulo ‘Matching Criança – Família de Acolhimento’ (03h00)

·       Módulo ‘Acompanhamento e transições em acolhimento familiar’  (06h00)

1.3.Nº horas de formação: 18 horas, 3 dias, 6h/dia

1.4.Formato: presencial, nas instalações da Instituição de enquadramento (necessita assegurar condições para o efeito)

 

2.      Formação Contínua

 

2.1.Objetivos: Concretizar e ajustar princípios e práticas profissionais de acordo com o MIAF, através da formação em temáticas específicas e do treino de competências técnicas e relacionais essenciais à implementação do modelo.

2.2.Formação à medida: Formação informada pelas sessões de supervisão e desenvolvida especificamente mediante as necessidades e expectativas identificadas por grupo de formação e no processo de supervisão, bem como pela fase do processo de implementação da resposta de acolhimento familiar

2.3.Nº horas de formação máximo 12 horas/ano

2.4.Formato síncrono ou assíncrono online

 

3.      Supervisão Externa

 

3.1.Objetivos: Acompanhar, analisar e sistematizar práticas das equipas acompanhadas, contribuindo decisivamente para a qualidade da resposta social do Acolhimento Familiar, bem como o crescimento profissional e pessoal destas equipas.

3.2.Supervisão à medida: Sessões de supervisão de caso, focadas na análise de situações específicas, intercaladas com sessões de sistematização de práticas e de automonitorização.

3.3.Nº horas de supervisão 3horas/mês, total de 12 sessões/ano (36 horas de supervisão)

3.4.Formato síncrono online


 A investigação tem mostrado consistentemente que os primeiros 3 anos de vida são caracterizados por um desenvolvimento cerebral exponencial, o que pode constituir-se como um período de grandes oportunidades ou de vulnerabilidade, dependendo das relações e do ambiente em que a criança se insere. A creche é um contexto privilegiado, onde se pode promover oportunidades únicas de desenvolvimento, propiciadas por interações de elevada qualidade - calorosas, sensíveis e estimulantes (Barnett, 2010).

A capacitação dos profissionais, constitui-se como o veículo mais eficaz para promover a qualidade das interações e das práticas em creche (Foundation for Child Development, 2020). A formação especializada é uma base importante para esta capacitação estando associada a um aumento dos conhecimentos e à adoção de crenças mais ajustadas (Koh & Neuman, 2009), acerca do desenvolvimento e educação das crianças.